domingo, 12 de agosto de 2007

Camões

Resolvi postar no córrego de areia algo sobre CAMÕES, considerado o "PAI dos Poetas", o maior gênio da língua portuguesa pelo seu eruditismo. Sua obra é um verdadeiro legado literário para o mundo.

"Luís Vaz de Camões
(cerca de 152410 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade." (Wikipédia)

"As armas e os barões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram.
(...)
Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte"

Camões, Lusíadas, Canto I.
Estátua do poeta na praça Luis de Camões, ao Bairro Alto em Lisboa.


E este soneto:


Amor, que o gesto humano n' alma escreve


Amor, que o gesto humano n' alma escreve,
vivas faíscas me mostrou um dia,
donde um puro cristal se derretia
por entre vivas rosas e alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
por se certificar do que ali via,
foi convertida em fonte, que fazia
a dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor que brandura de vontade
causa o primeiro efeito; o pensamento
endoudece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera num momento,
de lágrimas de honesta piedade,
lágrimas de imortal contentamento.


(Camões)

Se você também gosta e conhece a obra de Camões, deixe aqui o seu verso preferido.

Uma feliz semana à todas e à todos os navegantes da globosfera.

15 comentários:

  1. No coneixia a Cam�es... gr�cies per mostra-lo!!! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. No coneixia a Cam�es... gr�cies per mostra-lo!!! Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá Izelda amiga,
    Como estás? Tudo bom foi-te o fim de semana com tua família?
    Quero agradecer-te a poesia que me deixaste faz nuns dias, me deu muita emoção e quero que saibas que farei um pós com tua poesia que me dedicas no novo blog de waipulectura em próximos dias.

    Estou hoje de aniversário e estou contente, já me chamaram muitas amigas e família de Caracas. Aqui celebraremos na noite. Obrigado por recomendar-nos este poeta, eu estive em Lisboa faz um tempo e vi este estátua, procurarei quiçá se até tenho fotos.
    É belo façam homenagem a pessoas com essa sensibilidade. um abraço e felicidade para ti também.

    ResponderExcluir
  4. Lindo e belo post Amiga. A Lusófonia começa por Camões.
    Um XiCoração de Portugal

    ResponderExcluir
  5. Querido Tondo, que grata surpreza vê-lo por aqui. Por ser grande amigo do Carlinhos(moço da bodega), conheço você há tempos, e te adimro muito.
    Saiba que sua visita ao córrego de areia é para mim uma grande alegria, espero que volte outras vezes, será sempre bem-vindo.
    Desculpe por não escrever em catalão.
    Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carolina!
    Antes de qualquer coisa quero lhe felicitar por seu aniversário, meu infinitos PARABÉNS!!!!!
    DESEJO QUE ESTE DIA SEJA SÓ ALEGRIAS JUNTOS AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS QUE POSSAM ESTAR JUNTO A TI. E AOS QUE MESMO DE LONGE A AMA E QUER TE VER CONTENTE.

    Aqui estamos todos bem, com a graça de Deus.
    A poesia "ESPERANÇA" li e gostei muito, por isso mandei para ti também. Fico contente que tenha gostado, e para mim é uma grande honra vê-la em seu blog. Fique à vontade para postá-la quando quiser.
    A poesia é dos que gostam dela. E publicá-la é nosso dever.

    Um grande e carinhoso abraço, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  7. Caro Ludo, que grata surpreza vê-lo por aqui. Por ser grande amigo do Carlinhos(moço da bodega), conheço você há tempos, e te adimro muito, gosto muito dos seus blogs. Visito-os sempre.
    Saiba que sua visita ao córrego de areia é para mim uma grande alegria, espero que volte outras vezes, será sempre bem-vindo.

    Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de ser Portuguesa e acompanhada por gente tão nobre como estes poetas a alma enche-se-me de vaidade
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Izelda Regina.
    Meu soneto referido de Camões é esse, que acho perfeito:
    ......................
    Amor é um fogo que arde sem se ver,
    É ferida que dói, e não se sente;
    É um contentamento descontente,
    É dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    É um andar solitário entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É um cuidar que ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É ter com quem nos mata, lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
    ......................
    Abraços, :).

    ResponderExcluir
  10. Olá IZELDA :)

    O seu blog está cheio de novidades!
    Já percebi que gosta muito da poesia portuguesa o que me deixa contente, pois cada vez mais, os poetas caiem no esquecimento.

    Pessoalmente, nunca fui apreciadora de Luís de Camões, mas no entanto admiro muito a sua história pelo facto de descrever de uma forma tão heróica o esforço e dedicação do povo português.

    Um grande beijo aqui de Portugal.

    ResponderExcluir
  11. Ah, Izelda, quanto à nomeação, quero que saiba que só não foi nomeada porque de todos aqueles que nomiei, já os conhecia há muito mais tempo.

    Fique desde já a saber que gosto muito do seu cantinho. Continue assim :)

    Beijooo

    ResponderExcluir
  12. Hola izelda, pasé para darte un beso y darte saludos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá queridas amigas,

    antes de qualquer coisa, quero me desculpar por não estar retribuindo suas visitas e comentários como gostaria e vocês merecem. Mas, mesmo não estando respondendo na freqüência habitual não deixo de lê-los e fico muito feliz quando consigo acessar o Córrego de Areia e estão lá os vossos "versos" (comentários), os quais, para mim tem uma enorme importância.

    Obrigada pelo carinho e amizade de vocês.

    Um grande e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ol� Izelda, boa noite; conforme o prometido, c� estou. Gosto muito do seu Blog, simp�tico e despretensioso, onde a Poesia tem lugar cimeiro e onde Portugal est� presente, para al�m da l�ngua que nos une.
    Obrigada uma vez mais, parab�ns e prometo que voltarei.
    Abra�o da
    Maria Mamede

    ResponderExcluir
  15. Cara, Maria!
    Pe�o desculpas pel demora em respoder os seus "versos" (coment�rios) deixados aqio no c�rrego de areia. E dizer-te que para mim � uma grande hora e alegria v�-la por aqui.

    Volte sempre que desejar, ser� sempre bem vinda.

    Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas.

    Grande abra�o luso-brasileiro.

    Salve a poesia portuguesa!

    ResponderExcluir

 

blogger templates | Make Money Online

Clicky Web Analytics