sexta-feira, 18 de julho de 2008

Uma poetisa potiguar

Auta de Sousa

- "A poetisa mística do Brasil", nasceu e morreu no Rio Grande do Norte.

Simbolista, como seu irmão HenriqueCastriciano de Sousa.

Alma delicada e mística.

Segundo relato de Luís da Câmara Cascudo,

amou em silêncio e morreu tuberculosa aos 25 anos de idade,

depois de pedir: "Moças, não contem que eu vou morrer!"

Seu excelente livro de versos "Horto", de 1900, foi prefaciado por Olavo Bilac, tendo sido publicada,

do mesmo, em 1936, uma outra edição, prefaciada por Alceu Amoroso Lima.

Auta de Sousa, que não tem a popularidade de fato merecida, é autora dentre outros, do soneto "Lágrimas":

Apresentamos agora, mais um dos seus belos sonetos, de Auta de Sousa,

"O beija-flor":


Foto: Galvão Maldonado



O BEIJA-FLOR

Acostumei-me a vê-lo todo o dia
De manhãzinha, alegre e prazenteiro,
Beijando as brancas flores de um canteiro
No meu jardim - a pátria da ambrosia.


Pequeno e lindo, só me parecia
Que era da noite o sonho derradeiro...
Vinha trazer às rosas o primeiro
Beijo do Sol, n’essa manhã tão fria!


Um dia, foi-se e não voltou... Mas, quando
A suspirar, me ponho contemplando,
Sombria e triste, o meu jardim risonho...


Digo, a pensar no tempo já passado;
Talvez, ó coração amargurado,
Aquele beija-flor fosse o teu sonho!


Auta de Sousa


........

6 comentários:

  1. Izelda.
    Passei para te ler, agora uma poetisa...e um beija-flor. LINDO,

    Um bom fim de semana e um abraço

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiguinha d elonge... eu tenho um livrinho que comprei numa livraria espirita há muitos anos, da Auta de Sousa e li poemas dela e de diversos espiritos já do outro lado,,e por vezes vou buscá-lo e ponho na mesa de cabeceira e leio leio e volto a arrumar..ela er auma figura feminina muito amorosa, tem uma foto dela no livro e bem antiga. Este vem no livro de poesias de Euricledes formiga:

    Seareiro da bondade.

    Suave é a mão que por amor se estende
    ao que, exausto, tropeça no caminho
    amparando-o num gesto de carinho
    e a fé no coração lhe reacende...

    Abençoado quem a dor entende
    do que vaga na noite erma, sozinho
    e lhe dá agasalho, pão e ninho
    pelo evangelho que a servir aprende.

    Bendito o seareiro da bondade
    onde a flição impere e a soledade
    as almas enclausure na trsiteza...

    Pois ventura não há maior na vida
    que consolar, erguer a alma caída
    reavivar-lhe fé, força e grandeza!...

    Ela nasceu a 12 de setembro de 1876 em Macaíba, Rio grande do Norte e desencarnou a 7 de fevereiro de 1901. Deixou um livro de Poesia, o Horto. e era uma médium assidua através do nosso Chico Xavier!...
    Beijinhos a todos ai em casa e paz, amor e saude...laura..

    ResponderExcluir
  3. Querida Meg, que alegria vê-la por cá!
    Sei que andas as carreiras assim como eu, por isso agradeço seu verso e visita em minha casa.
    grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  4. Laurinha querida, não imaginas quanto contentamento me trás sua visita e verso. É querida, a Auta de Sousa era espírita, um ser de luz, amor em pessoa, e suas poesias são lindas, pura reflexões.
    Este que me enviastes, eu gosto muito, obrigada.

    Grande e carinhos abraço cá do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. è mesmo, ela é espirita e tirei este poema d eum livro onde falam apenas d epoesia a presentam os poetas já do outro lado. Muito lindo o que eles trovam pois já sabem que do outro lado há vida!...
    Grande abraço da sua amiga de longe...laura..

    ResponderExcluir

 

blogger templates | Make Money Online

Clicky Web Analytics